domingo, 7 de novembro de 2010

dosagem da creatina

Conhece a frase: de medico e monstro, todos temos um pouco? Pois é, com relação ao monstro, eu não posso dizer, mas é muito comum vermos pessoas, não habilitadas, “receitando” remédios. Estendendo um pouco esta frase, no meio das academias, muitos alunos e professores têm um pouco de nutricionista também. Não me excluo desta. Acontece que, com o crescimento da utilização da internet, as pessoas estão buscando informações indiscriminadamente. “Graças” a ela, quase todo mundo se tornou expert em quase tudo. A frase: “eu li na internet”, é uma das que mais ouço hoje em dia. Não nego que este meio de comunicação é excelente, mas temos que aprender a usá-lo, buscando as informações que desejamos, em sites sérios. Nas academias nas quais trabalho, me deparo, diariamente, com alunos comentando sobre suplementos e como utilizá-los. Com relação especificamente à Creatina, quase todos os alunos e professores comentam que a maneira correta de ingeri-la seria: 4 doses de 5 gramas por 5 dias, seguidos de 30 dias com uma dose única de 5 gramas. Os trabalhos que utilizaram esta dosagem são, em sua maioria, da década de 90. Alem disso, a maioria das pesquisas com Creatina, utilizou apenas a dosagem inicial, ou seja, os 5 primeiros dias, alcançando resultados semelhantes. Por algum motivo, acredito eu, comercial, apenas a primeira forma ficou conhecida do grande publico. Usando-se mais, compra-se mais.


Uma outra maneira de utilizar a Creatina, citada pelo International Society of Sports Nutrition de 2008, seria ingerir 0,1g por quilo do corpo, de maneira continua, sem um tempo pré-determinado para interromper sua ingesta.

Independente da dosagem utilizada para aumentar o estoque de Creatina intramuscular, o importante é saber filtrar as informações adquiridas, seja da internet, de uma revista, de um colega, ou do seu professor. Busque sempre a fonte original de tal informação, ou seja, o trabalho científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário