domingo, 17 de março de 2013

o vinho tinto é saudavél

Muito se fala sobre os malefícios do consumo do álcool. Entretanto, de uns anos para ca tem se citado o vinho tinto como benéfico para a saúde devido a ação anti-inflamatoria da substancia Resveratrol. Acontece que esta substancia também é encontrada na casca da uva vermelha, entre outras. Sendo assim, fui pesquisar em artigos científicos para ter uma opinião embasada a respeito dos possíveis benefícios do consumo do álcool.


Encontrei um grupo de pesquisadores da universidade de Barcelona que possui varias publicações sobre este tema em jornais muito conceituados.

Farei aqui uma breve tradução resumida de um deles, publicado em 2012.

Estudos têm indicado que um consumo regular e moderado de vinho (1 a 2 taças por dia) está associado a uma redução na incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e certos tipos de câncer. Um moderado consumo de cerveja também está associado a esses benefícios, porem, em um nível menor, provavelmente pela sua menor concentração de Polifenols (Resveratrol). Esses benefícios são atribuídos a um aumento na capacidade antioxidativa, a uma mudança no perfil lipídico e a um efeito anti-inflamatório dessas bebidas. Este trabalho resumiu os principais efeitos protetores à saúde resultantes de um moderado consumo de vinho e cerveja devido, principalmente, aos seus componentes: polifenol e Alcool.



Nenhum comentário:

Postar um comentário