segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A importância do Personal trainer

Quando iniciamos uma atividade física, seja ela qual for, para alcançarmos os objetivos que determinamos, é necessário que respeitemos os PRINCIPIOS DO TREINAMENTO DESPORTIVO. Citarei alguns deles:


Principio da sobrecarga – como ocorre uma assimilação compensatória, ou seja, o organismo se adapta ao estimulo dado e se prepara para um ainda maior, há a necessidade do aumento deste estimulo (carga) na intensidade e momento corretos.

Principio da continuidade – seguindo o raciocínio do principio anterior, a assimilação compensatória dura um determinado tempo, depois deste, há uma queda da adaptação ao estimulo anteriormente dado e o treinamento retorna ao ponto de partida.

Principio da adaptação – adaptar-se a um estimulo é “quebrar” a homeostase. De acordo com Dantas (1995), homeostase é o estado de equilíbrio instável mantido entre os sistemas constitutivos do organismo vivo, e o existente entre este e o meio ambiente. Acontece que há uma intensidade certa para se dar ao organismo:

estímulos débeis => não acarretam conseqüências;

estímulos médios => apenas excitam;

estímulos médios para fortes => provocam adaptações;

estímulos muito fortes => causam danos

Principio da individualidade biológica – cada ser humano é único, assim, necessita de um trabalho que se molde a ele (suas características, necessidades, limitações)

Principio da variabilidade – a variabilidade do trabalho minimiza a possibilidade de ocorrer um Platô, ou seja, a estagnação dos resultados. Além disso, este principio torna o treino mais motivante, já que o praticante não realizará sempre a mesma sequência de exercícios.

Esses princípios são, invariavelmente, feridos no dia a dia dos praticantes de atividade física que não têm um acompanhamento mais individualizado. É muito comum nos depararmos com alunos malhando com cargas aquém do que poderiam, faltando aos treinos e não renovando (trocando) o programa, ou seja, perdendo tempo. Se eu fosse eleger o principio mais importante, seria o da Continuidade. Citando dois exemplos:

Quando o objetivo é ganho de massa muscular, se o aluno tem um programa dividido em dois (membro superior em um dia e inferior no outro, por exemplo) e falta um treino, ocorre um tempo de descanso excessivo para o músculo trabalhado na ultima sessão e este perde um pouco da adaptação que sofreu.

Quando o objetivo é emagrecimento, para que se alcance o preconizado pelo colégio americano de medicina do exercício de um gasto calórico semanal de 2000 calorias, são necessárias varias sessões semanais.

Este principio da Continuidade é mais facilmente atingido, assim como todos os outros, com a presença de um Personal trainer. Hoje em dia é sabido que, com a presença do Personal trainer, ocorre uma maior aderência do aluno à atividade e, assim, as chances de se alcançar os objetivos são aumentadas (McClaran, 2003; Fischer & Bryant, 2008). Não por acaso esta é uma profissão em ascensão nesse momento da sociedade contemporânea onde reservamos poucos espaços nas nossas agendas para cuidarmos de nós. Sendo assim, o pouco tempo que temos tem que ser maximizado, ou seja, quando nos dispomos a fazer uma atividade física temos que aproveita-la ao maximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário