domingo, 12 de setembro de 2010

O ciclo menstrual e a atividade física

A musculação, assim como qualquer esporte, necessita ser feita de maneira periodizada, ou seja, a intensidade e o volume do treinamento precisam variar ao longo do tempo, para, assim, maximizar os resultados e minimizar os riscos de lesão e de desmotivação. Esta periodização torna-se complicada de ser feita dentro de uma sala de musculação devido ao grande numero de alunos que o profissional de educação física tem que atender. Este tipo de trabalho, mais minucioso e personalizado, consegue ser realizado, com mais facilidade, com a presença de um personal trainer.


Quando pensamos numa periodização de treinamento para o gênero feminino, há uma peculiaridade que necessita ser levada em consideração e que, normalmente, é negligenciada, o ciclo menstrual. Durante o mês, há uma verdadeira montanha russa hormonal. Em determinados momentos, alguns hormônios estão com suas concentrações aumentadas, enquanto, em outros, reduzidas. É necessário entender o que ocorre em cada um dos momentos do ciclo menstrual para poder utilizar esta variação hormonal em favor do treinamento. De acordo com Wilmore & Costill (2004), a fase mais propicia para o aumento da intensidade do treinamento, é a folicular (até o 14º dia). Fleck & Kraemer (2006) comentam que se supõe que a fase lútea (a partir do 14º dia até a menstruação) não seja tão propicia, pelo fato de ocorrer um aumento da secreção da Progesterona e do Cortisol (hormônios catabolizantes). Para exemplificar que não há, ainda, um consenso sobre este assunto, Zakharov & Gomes (1992) recomendam um treinamento mais intenso tanto na fase pós-menstrual quanto na pós-ovulatoria (a partir do 14º dia) e uma redução na intensidade, na fase pré-menstrual e durante a menstruação. Deve-se aqui comentar que a influência do ciclo menstrual é algo muito particular. Para algumas mulheres ocorre uma grande variação na performance mas, em outras, não. Tanto é verdade que mulheres atletas conseguiram medalhas olímpicas em todas as fases do ciclo menstrual.

O desanimo e a irritabilidade apresentados por algumas mulheres durante o período pré-menstrual, acontecem devido, entre outros fatores, à baixa do hormônio Serotonina que ocorre nos últimos 10 dias do ciclo menstrual (Valadares e colaboradores, 2006). Um grande aliado das mulheres que sofrem com os sintomas anteriormente citados e dos seus conjugues, é o chocolate, pois ele é um alimento que aumenta a secreção da Serotonina (Fett, 2000). Que ótima noticia, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário